Afinal, você entra na loja de esportes e se depara com o dilema: tênis de corrida x tênis de musculação, qual escolher? Você vê aquele amortecimento que parece uma nuvem e pensa: “Perfeito! Vou usar para correr na esteira e para agachar no treino de pernas”.
Contudo, tome cuidado! Segundo o portal Globo Esporte (Eu Atleta), escolher o calçado errado para o exercício é uma das principais causas de lesões evitáveis.
Muitas vezes, culpamos a falta de força ou a “genética” por não conseguir evoluir num exercício, quando o culpado está literalmente debaixo dos nossos pés. Existe uma diferença biomecânica gigante entre tênis de corrida x tênis de musculação, e ignorar isso pode custar a saúde dos seus joelhos e tornozelos.
Portanto, hoje vou te ensinar a diferenciar esses dois tipos de calçados para que você nunca mais jogue dinheiro fora comprando o modelo errado para o seu objetivo. Vamos descomplicar essa escolha?
Tabela de conteúdos
O Tênis de Corrida: Feito para Amortecer
Sendo assim, o objetivo principal da corrida é absorver o impacto. Cada vez que seu pé bate no chão, ele recebe uma carga muito maior que o seu peso corporal.
Por isso, os tênis de corrida (Running) possuem:
- Amortecimento Alto: Solados de espuma macia ou gel para proteger as articulações.
- Formato Curvo: A ponta é levantada para facilitar a passada.
- Drop Alto: O calcanhar é mais alto que a ponta do pé.
Além disso, para caminhar na rua, correr na esteira ou fazer aulas de dança/aeróbico. Como vimos no post sobre Caminhada ou Corrida, o conforto e a absorção de impacto são essenciais nessas atividades.
O Tênis de Musculação: Feito para Estabilizar
Ou seja, imagine fazer um agachamento pesado em cima de um colchão de ar. Você ficaria balançando, certo? É exatamente isso que acontece quando você treina pernas com um tênis de corrida muito macio.
Na musculação, você precisa de estabilidade para empurrar o chão e transferir força.
Os tênis de treino (Training) ou calçados planos (como os clássicos All Star ou Vans, muito usados por atletas) possuem:
- Solado Plano e Rígido: Para “grudar” no chão e não escorregar.
- Pouco Amortecimento: Para que a energia não se perca na espuma.
- Base Larga: Para dar segurança lateral.

Portanto, ele é essencial para treinos de membros inferiores. Se você quer dominar a técnica do Agachamento Perfeito, precisa de uma base firme, não de uma base mole que faz seu joelho entrar para dentro (valgo dinâmico).
Posso ter um tênis de corrida x tênis de musculação para tudo?
Por isso, se o orçamento está curto e você precisa de um “faz-tudo”, procure pelos modelos Cross-Training.
Eles são o meio-termo: possuem um solado um pouco mais firme que o de corrida, mas ainda permitem uma corridinha leve de aquecimento sem machucar o pé.
Mas a regra de ouro é:
- Vai correr longas distâncias? Use tênis de corrida.
- Vai pegar pesado no leg press e agachamento? Use tênis plano.
Conclusão: Invista na sua Base
Dessa forma, seu pé é a base de todo o seu corpo. Escolher entre tênis de corrida x tênis de musculação não é frescura, é física pura.
Na próxima vez que for comprar um tênis, não olhe apenas a cor ou a marca. Aperte o solado, sinta a estabilidade e pergunte: “Isso vai me ajudar a correr macio ou a ficar firme no chão?”. Seus joelhos agradecem!








