Como criar uma rotina

Uma foto minha sorrindo demonstrando como é fácil criar uma rotina

Algumas pessoas entendem rotina como sinônimo de mesmice e precisam “quebrar a rotina” para não se sentirem presos, mas a verdade é que uma boa rotina dará a elas liberdade. Continue a leitura e através de algumas dicas eu vou te explicar o porquê.

Quando automatizamos no nosso cérebro algumas atividades que beneficiam a nossa vida, por mais simples que elas sejam, deixamos um espaço livre para aquelas que possam surgir ao longo do dia, e que talvez exija um pouco mais de energia.

Para ser mais clara, vamos a um exemplo prático: Imagine que você queira terminar um livro ou se exercitar, mas você tem uma vida corrida e sempre surgem imprevistos no seu dia. Se você não tem uma rotina acaba vivendo a mercê dos imprevistos, e aí acaba caindo naquele diálogo “queria ter lido meu livro hoje mas acabou surgindo uma reunião importante e não consegui” ou então “queria ter ido treinar hoje mas deixei para o fim do dia, e acabou surgindo um compromisso importante com a minha família…”

Percebe que todos os dias surgirão imprevistos? A menos que você tenha uma bola de cristal e consiga controlar todos os passos que dará, conseguirá realizar todas as atividades que deseja. Caso contrário, precisará se planejar e ter uma rotina organizada.

Ok, e agora você deve estar se perguntando: Como faço para criar uma rotina mais produtiva? 

Vamos às respostas!

Planeje a sua semana 

Planejamento é tudo nessa vida! E a primeira coisa que precisa fazer para criar uma rotina que seja sustentável é elaborar um plano semanal pautado nas suas tarefas fixas e prioridades, elas serão a base para as demais atividades que irá encaixar. Exemplo: Trabalhar das 9h às 18h de segunda a sexta-feira (tarefa fixa), treinar e finalizar um livro.

Dentro desse espaço de tempo você pode encaixar uma leitura de 30 minutos após o almoço todos os dias. E se você for uma pessoa diurna, durma e acorde 1 hora mais cedo e conseguirá fazer o seu exercício físico. No final das contas, todos temos as mesmas 24 horas o que muda é a forma que administramos o nosso tempo.

Quando você executa a mesma atividade todo dia e no mesmo horário, você “trava a sua agenda” para qualquer outra coisa boba que possa te atrapalhar e passa a assumir a responsabilidade de concretizar o que realmente tem valor para você.

Por isso um planejamento semanal é essencial para as nossas vidas, e isso não exclui os finais de semana. Mas falarei sobre isso no final do post.



Crie um ritual matinal 

Uma estratégia que funciona muito bem para mim e acho que todo mundo deveria ter é um ritual matinal, que costumo chamar de “ritual matinal cereal radical” haha. Eu não sei porque chamo assim, mas gosto da rima.

Um ritual matinal não necessariamente precisa ser composto por atividades complexas, mas sim de tarefas simples. E o legal do ritual matinal é que você pode encaixar uma atividade que sempre deixa de fazer pois no fim do dia está sem energia para aquilo, como por exemplo fazer uma meditação de 10 min, fazer um alongamento ou até levar o cachorro para passear uns 15 minutinhos, o coitadinho fica todo dia esperando por esse momento mas você sempre deixa para depois e acaba não fazendo, né?

O seu ritual matinal cereal radical poderia ser: tomar banho, escovar os dentes, meditar, ir até a sacada ou janela e respirar profundamente por 5 minutos, tomar café da manhã e brincar com seu gato ou cachorro. Prontinho! Acabamos de criar um ritual matinal. Lembrando que a rotina ideal é aquela que funciona para você, e também aquela que você consegue cumprir.

Crie um ritual noturno

Tão importante quanto acordar, ir dormir também é. Por isso, precisamos criar o nosso ritual noturno. Ele nos ajuda a desestressar e a preparar o nosso corpo para o sono.

Você pode definir 3 coisas para fazer antes de dormir, vou te contar o que eu faço para ter uma noite mais tranquila e um sono de qualidade:

Preparo um cházinho quente de camomila, leio o meu livro, vou para a sala pois lá é o único lugar da casa com luz amarela (ajuda na liberação da melatonina, hormônio do sono).

Dica de ouro: Além do despertador para acordar, coloque para o horário de ir dormir também, vai te ajudar a regular melhor o seu relógio biológico ?

Evite listas gigantes e cronometradas

Sabe aquela lista acordar às 6:00, escovar os dentes às 6:05 e tomar banho às 6:10? Pelo menos no meu caso esse tipo de lista me deixa extremamente ansiosa. Prefiro fazer uma lista com coisas maiores e prioritárias como por exemplo:

Manhã

  • Meditar
  • Responder e-mails
  • Treino HIT
  • Agendar consulta médica

Tarde

  • Atualizar site
  • Ir ao banco
  • Finalizar projeto Y

Noite

  • Escrever
  • Ler livro

Siga uma rotina no final de semana também

Você também fala “sextou” e esquece até o seu nome no final de semana? Pode parar com isso! Você não precisa ficar trabalhando no final de semana, mas pode arrumar algo produtivo para fazer. Que tal tirar da gaveta aquele projeto que você nunca consegue iniciar? Ou então descobrir um novo hobby? Pense que um final de semana tem 48h inteiras para você investir no seu maior ativo: você mesmo!

No meu final de semana quando estou em casa eu geralmente acordo cedo, faço um treino aeróbico e aproveito para trabalhar nos meus projetos pessoais. Isso me faz bem.

As rotinas nos ajudam a sermos mais constantes, e a constância é a chave para desenvolvermos melhor alguma habilidade. No final das contas todos nós temos rotinas, porém nem sempre as usamos para maximizar o nosso tempo.

Espero que essas dicas te ajudem a criar a sua rotininha diária e a ser uma pessoa mais livre e feliz!

Um beijo e até o próximo post

Compartilhe esse post:

Foto de perfil da Thalita

Thalita Oliveira

Criadora de conteúdo digital

Treinos • Alimentação • Dicas
Te ajudo a ser fitness SEM frescura, só fazendo o básico que funciona 💪🏼

Meus posts favoritos

Artigos relacionados