Você também tem aquela ideia de que ser uma pessoa saudável significa fazer dietas super restritivas, treinar muito, ter um corpo definido e uma barriga chapada?
Eu também já pensei assim, já sai fazendo dietas malucas sem nenhuma orientação, já enxerguei alguns alimentos como vilões e outros como mocinhos. Mas ao longo da minha jornada percebi que não era só isso. Ser uma saudável vai muito além de estética.
E se você andou pesquisando no Google por maneiras de ser mais saudável ou de emagrecer e se perdeu depois de encontrar tanta informação duvidosa… calma!
Separei 6 passos que considero essenciais para esse começo, e que para a minha vida fez total diferença.
Passo 1 – Faça exames médicos
Já parou para pensar que talvez você esteja mal por dentro e nem sabe? Por isso é tão importante fazer um check up, para ver como estão os seus níveis de vitaminas, colesterol, glicemia, etc… Independente se você é magra ou gorda, faça um check up e veja tudo isso. Esse é o primeiro passo!
Passo 2 – Beba água
Muitas pessoas não têm o hábito de beber água e ao longo do dia bebem no máximo 1 litro, o que é muito pouco. O nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água, ou seja, quando bebemos água estamos fazendo um favor ao nosso corpo. Beber mais água é uma das mudanças de hábitos mais importantes e vai te transformar em uma pessoa realmente mais saudável.
Inclusive, algumas vezes você pode até chegar a confundir a desidratação com a fome. Isso acontece porque essa desidratação provoca uma desordem no nosso hipotálamo (parte do cérebro responsável por regular o metabolismo), pois uma das maneiras do organismo conseguir água é através dos alimentos.
Então já sabe: não vá beber água só quando estiver com sede. Trace uma meta diária da quantidade de água que você precisa ingerir e cumpra. A minha atualmente é beber 3 litros ?
Passo 3 – Faça substituições
Se você quer começar a mudar a sua alimentação, não saia cortando tudo logo de cara! Essa pode ser a forma mais dolorosa e as chances de você desistir e jogar tudo para o alto são grandes. Ao invés disso, reduza as quantidades de alimentos mais industrializados e faça substituições inteligentes para eles.
Crie a versão saudável do seu doce preferido, ou então prepare o seu próprio lanche com ingredientes mais naturais. Se gosta muito de refrigerante, experimente adicionar suco de alguma fruta na sua água com gás. Existem inúmeras possibilidades que você pode tentar e assim, não sofrer tanto durante essa jornada.
Passo 4 – Busque orientação profissional
Um nutricionista será a melhor pessoa para te passar uma dieta, te orientar e ajudar no seu processo de reeducação alimentar.
E além disso, busque entender mais sobre o seu corpo e os efeitos que alguns alimentos causam nele. Isso te libertará de todas aquelas “supostas verdades” que te contam por aí: que ovo faz mal e água com limão emagrece. E claro, você vai ter mais conhecimento e autonomia para decidir o que é melhor considerar na sua alimentação.
Passo 5 – Exercite-se
Mexa o seu corpo. Você não precisa se matricular em uma academia para começar a se exercitar. Busque encontrar alguma atividade física que goste, pode ser andar de patins, bicicleta, fazer uma caminhada ou uma corrida de rua. Qualquer coisa que te tire do sedentarismo e te coloque em movimento já é um ótimo começo!
Passo 6 – Cuide da sua mente
Quando a nossa mente não está bem, com certeza nada mais estará. A nossa saúde mental é o mais importante. Foque no que realmente importa e todas as outras coisas irão fluir naturalmente e sem sofrimento. Lembra que a mudança começa primeiro na sua cabeça, então olhe mais para dentro de você e com certeza o seu externo irá se transformar.
E aí, já fez ou tá pensando em fazer algum desses passos que falei?
Deixa um comentário, eu vou adorar saber!
Um beijo